Energia Solar

Entenda como funciona

h2denergia-novo-energia-solar-fotovoltaico1

Conhecendo as Etapas

1-Efeito Fotovoltaico

O módulo fotovoltaico, através de células semicondutoras, converte a luz solar em corrente elétrica DC.

2-Conversão de Energia DC-AC

O inversor de tensão faz a adequação da corrente elétrica DC (contínua) para AC (alternada), possibilitando sua utilização no dia-a-dia.

3-Utilização Instantânea e Injeção de excedente

A energia gerada é consumida instantaneamente pela unidade e o excedente é injetada na rede da concessionária local, produzindo créditos de energia.

4-Consumo noturno

A energia injetada (créditos) é consumida durante a noite, período em que não ocorre geração fotovoltaica.

5-Monitoramento

O funcionamento do sistema é monitorado através de aplicativos e orienta a atuação da equipe de Operação e Manutenção em caso de anomalias.

Energia Solar Fotovoltaica

Quem pode gerar?

1 – Geração distribuída junto à carga

Caracterizada pela possibilidade de uma unidade gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis e fornecer o excedente para a rede da concessionária em forma de compensação.

2 – Autoconsumo remoto

Unidades consumidoras de titularidade de uma mesma Pessoa Jurídica, incluídas matriz e filial, ou Pessoa Física que possua unidade consumidora local diferente das unidades consumidoras, dentro da mesma área de concessão.

3 – Múltiplas Unidades

A energia gerada em um condomínio pode ser repartida entre os condôminos conforme regras e porcentuais acordados entre eles – a compensação é feita de forma independente.

4 – Geração Compartilhada

Reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia excedente será compensada.

ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO

1 – Visita Técnica

Levantamento das características construtivas da unidade que irão servir de referência para o orçamento, como área útil disponível, geometria do telhado, interferências e sombreamento.

2 – Orçamento

Através de análise de conta de energia e informações levantadas em campo, é elaborado o orçamento e análise de viabilidade do projeto.

3 – Projeto

Atendendo à Resolução Normativa 687/2015 (ANEEL) e normas específicas de cada concessionária, é realizada a Solicitação de Acesso, Inspeção Técnica e posterior homologação do sistema para conexão à rede, permitindo a participação da unidade consumidora no sistema de compensação de energia.

 

Energia Solar Fotovoltaica Paineis Solares

Energia Solar Fotovoltaica

4 – Fornecimento

Os equipamentos são adquiridos de distribuidores consolidados que garantem a assistência técnica, conforme políticas de RMA (Return Merchandise Authorization), reduzindo os riscos do investimento.

5 – Instalação

É realizada por equipe capacitada de acordo com o projeto homologado, atendendo aos requisitos de qualidade, segurança e diretrizes de planejamento.

6 – Comissionamento e Startup

São executados ensaios conforme NBR-16274 para certificar de que a operação do sistema está de acordo com o projetado.

7 – Operação e Manutenção

A equipe de O&M é responsável pelas rotinas de manutenção preventiva, preditiva e corretiva, fundamentais para a operação estável do sistema, alcançando a expectativa do investimento.

Energia Solar Fotovoltaica Paineis Solares

Benefícios da Energia Solar

 

Ecologicamente correto
Baixa manutenção
Sistema silencioso
Economicamente Viável
Sem reajustes na tarifa de energia
Redução de até 95% do valor da conta
Energia limpa, renovável e sustentável
Energia consumida no local onde é produzida